domingo, abril 30, 2006

E já só falta uma jornada...

Podia ter ficado tudo decidido hoje se o Benfica tivesse empatado mas tal não aconteceu. Vamos ter de conseguir pelo menos o empate frente ao Braga pois não me parece que o Benfica vá perder a Paços de Ferreira. O Paços precisa de ganhar para ficar na 1ª liga e o Benfica precisa também de ganhar para poder ir directamente a Liga dos Campeões. Vai ser um jogo de nervos. O jogo do Sporting vai ser em casa, basta um empate contra um Braga já assegurou o seu 4º lugar, e independentemente dos resultados já não sai de lá. Os jogadores vão com certeza ser poupados, haverá rotação de plantel e tudo indica que vá ser um jogo calmo, e sem nervos. Se for feita justiça, o Sporting ficará no lugar que merece neste campeonato de 2005/2006. Não conseguiu ter a força do FC Porto, mas esteve bem melhor que o seu adversário da 2ª circular que só aqui está com muita ajuda de terceiros.

Mourinho Tetracampeão

Disse Mourinho que não dão valor as vitórias do Chelsea por ter um dono multimilionário. Pois é um argumento muito mau. O Chelsea não usa o seu dinheiro para comprar jogadores equivalentes ao preço dos próprios. Se Mourinho quisesse tinha os jogadores do Real Madrid. Se calhar os jogadores que tem custaram tanto como os do Real, mas tal só aconteceu porque Abramovic pode dar-se ao luxo de não perder tempo a discutir preços, e os outros clubes aproveitam-se disso para ganhar mais algum. O chelsea não tem um cabaz de jogadores assim tao bom individualmente, jogam é bem...

quarta-feira, abril 26, 2006

Ainda Sá Pinto...

Hoje ficou-se a saber que Nelson deseja um final de carreira digno para Sá Pinto. Eu também gostava que ele tivesse tido. Há então a hipótese de ficar castigado apenas um jogo e poder jogar na última jornada. E se Paulo Bento não quiser jogar com ele? Será que só por o Sá Pinto poder jogar tem de jogar? Parece-me que sim, pelo menos essa expectativa vai estar no ar e se não acontecer Bento vai ser um desmancha prazeres e culpado por não dar um outro final a Sá Pinto. Se apanhar apenas um jogo, os próprios jornais vão dizer que Sá Pinto vai poder jogar, vão estar eles em primeira mão a fazer de treinadores do Sporting. Parece-me que Paulo Bento se sentiria (ou sentirá) na obrigação de o por a jogar. Tal como aconteceu com o jogo com o Porto. Parece que só por ser o ultimo derby da sua carreira, tinha que jogar obrigatoriamente. Parece que encontramos o primeiro problema gerado pelo facto do treinador ter sido companheiro de equipa dos próprios jogadores há dois anos atrás.

segunda-feira, abril 24, 2006

Sá Pinto

Fez uns bons jogos esta época mas nunca concordei com esta insistência de Paulo Bento em jogar com ele. Criou penaltys contra o Sporting, falhou penaltys a favor do Sporting, levava cartões constantemente. Levou um vermelho a 2 jogos atrás. E por muito que hoje o Sporting estivesse a ser roubado, o Sá Pinto não podia fazer o que fez. Não o vi a dizer nada de mais, mas não devia ter dito nada sequer. Estão lá é para jogar. Tal como Pedro Barbosa o Sá tambem devia ter saído. Dá carisma á equipa, mas prejudica-a muitas vezes. Mas uma vez que só faltam 2 jogos e ele será castigado 2 jogos, e com a suposição que está será a ultima época, bem que podia ter feito ao arbitro o que fez ao Artur Jorge. Não tinha nada a perder. Iam apenas castiga-lo, mas como ele não ia jogar mais… Ia sair pela porta pequena sim, mas não saiu na mesma?

Sporting

Roubado mais uma vez. Uns penaltys e um livre no fim do jogo por marcar dentro da área (o guarda redes teve a bola na mão mais de 6 segundos). Assim é difícil. Isto sem colo seria diferente, já o 2º lugar estaria nas mãos do Sporting. Só dependemos de nos próprios, mas também so dependíamos de nos para sermos campeões, e não fomos. Vamos lá ver o que nos espera. Agora que o Porto foi campeão já sabemos quem era o interessado em que o Sporting fosse prejudicado. Parece facil dizer que não se atingem objectivos porque os arbitros não deixaram, mas é a verdade. o Porto tem toda a justiça em ser campeão, mas se perdermos o 2º lugar é porque ele já devia estar seguro ha muito tempo, mas ha muito tempo tmbem que andamos a jogar contra duas equipas em cada jogo.

Benfica

Um Benfica sem garra, como eu gosto, que a seu tempo marcou o seu golo. Como não ganhou o Sporting também não podia ganhar. E não ganhou. O Benfica persegue então o Sporting e tudo está em aberto. A questão é que o Benfica já devia estar a uns quantos pontos atrás a discutir o 3º lugar… É o colo a funcionar e hoje viu-se outra vez em Alvalade. Como agora muitos param o Benfica, é preciso parar o Sporting nem que seja pela arbitragem. Não merecem o 2º lugar.

Parabéns ao FC Porto

Campeão. Vitoria principal para Co Adriaanse que mostrou a todos quem tinha razão. Eu no lugar dele, depois de ganhar a Taça ia-me embora. Perante o que se passou em Penafiel e pelos estragos causados ao seu carro (não pelo valor dos estragos em euros, mas pelo simbolismo do acto), sair no fim desta época seria sair pela porta grande para outro clube, e ficar cá lembrado em Portugal como um desejado. Mas ele fica. Quanto ao jogo, o qual vi pela tvi, aos 80 minutos, ouvi o speaker do estádio a dizer qualquer coisa como isto: “Quando o jogo acabar e o FC Porto for campeão fiquem nos vossos lugares (…)”. Ora o porto a jogar fora não tinha festa preparada, mas aos 80 minutos, para o speaker do estádio do Penafiel, a vitória do Porto já era um dado adquirido… Se calhar já o sabia antes do jogo começar… Mas vamos admitir que não, e o porto é um justo vencedor.

sexta-feira, abril 21, 2006

O caso Tonel

Hoje Tonel apareceu nos jornais dizendo “Mereço estar no mundial”. Muito bonito, é uma bela manchete. Pois as palavras dele antes de serem aperfeiçoadas pelos jornais, p.ex o Record são: “Eu acho que mereço ir ao Mundial” e também “sinto que mereço”. Dizer que merece seria uma atitude arrogante, e ate com alguma piada sendo que ele não é um jogador que tem sido convocado, logo as probabilidades são baixas. Mas ele disse que “achava” e “sentia” e isso todos podemos achar e sentir, são convicções pessoais que ele expressou com humildade, completamente diferente do que os jornais quiseram transparecer. Podem comprovar estas palavras pela versão on-line do jornal que referi. E face à ausência de Jorge Andrade, porque não Tonel? Afinal desde Dezembro que o Sporting tem tido a melhor defesa do campeonato, e muitos jogos sem sofrer golos. E por falar em golos o calcanhar de Tonel também factura…

quinta-feira, abril 13, 2006

Malas feitas?

A direcção do Benfica quer Koeman para o próximo ano. Ele não ganhou nada. Diria ate que fez uma época pior que Peseiro no ano passado. Peseiro ficou e o Sporting aprendeu que começar uma época com um treinador que não ganhou nada na época anterior, não é boa politica, pois não tem a confiança dos adeptos nem dos jogadores. Em Inglaterra é que podem ter um Fergunson ou em Wenger que mesmo que estejam cinco anos sem ganhar, podem lá ficar com o seu lugar de treinador. Mas até lá as coisas estão a mudar. E se o Trapattoni que foi campeão no ano passado quis pôr-se a milhas do Benfica, com mais vontade estará Koeman, agora que ate já o convidam para ir a televisão espanhola. As suas declarações quanto ao facto de o Benfica estar ou não contente com o seu trabalho, para mim não demonstram vontade de ficar, mas sim lembrar ao Benfica que não ganhou nada e fazer um rescisão o mais amigavelmente possível.

Miccoli

Sevilha, Blackburn Rovers e Palermo estão interessados em Miccoli. O Benfica tem opção de compra, parece uma grande vantagem. No entanto é necessário que o jogador queira ficar. É muito acarinhado pelos adeptos mas jogar em Itália, Espanha ou Inglaterra não é o mesmo que jogar em Portugal. Será que ele quer continuar num clube que aparentemente fracassou as suas altas espectativas? Se o Benfica atingir o 2º lugar no campeonato é possível que sim, mas um jogador que vem da Juventos não ambiciona acabar carreira no Benfica, e outros campeonatos são melhores montras que o nosso, infelizmente.

Mérito

O Porto já é campeão, apesar da matemática dizer que não. A única coisa que se tira de positivo é o facto de Co Adriaanse ganhar um título. Bem merecido é depois das intervenções de Koeman. Pois bem ate agora o treinador portista tem o 1º lugar e Koeman o 3º. Todos nós fazemos críticas, mas a imprensa falou demais quanto a Co Adriaanse. Ele não ligou ao que se dizia das suas tácticas, dispensou o Diego sem pudor algum, encostou o Baía ao banco, e afinal de contas… Ele tinha razão. Se o Bento tivesse chegado mais cedo...

quinta-feira, abril 06, 2006

Benvindos

Novidade: agora também já podemos escolher o Benfica na liga dos campeões da playstation...

Opiniões

Veiga diz que o Benfica perdeu por causa da arbitragem. Então porque é que não admitem que para a nossa Liga Betandwin têm ganho por causa da arbitragem também? O Barbas da Caparica também teve uma observação engraçada: disse que as duas equipas jogaram taco a taco. O Barça jogou taco, e o Benfica viu jogar taco… LFV gabava-se muito das três frentes. A taça já foi. A liga dos campeões já foi também. O campeonato ainda não foi, matematicamente é possível, mas improvável. Sem o colo, já estariam descartados há algumas jornadas... Ainda assim o Sporting-Porto vem ajudar o Benfica nesta semana, é que um dos 2 vai perder pontos.

Festa antecipada

Simão teve nos pés a sua oportunidade de ouro para levar o Benfica para a nova etapa da Liga dos Campeões. Pois, parece que o simãozinho não teve frieza. O que valorizou em 2 jogos, desvalorizou neste último. Tal como a defesa do Benfica, que ficam todos contentes (Luisão e Ricardo Rocha) só porque o Ronaldinho os mencionou no fim do jogo. O Petit já devia saber que lá fora não tem a protecção da arbitragem que tem cá, e já agora aconselho-o a fazer trabalho de ancas… E o Moretto? Afinal é bom ou não? A opinião benfiquista divide-se… Não fizeram a festa depois, mas fala-se em Espanha que fizeram a festa no dia antes no hotel. Será verdade? O Benfica desmente, mas se admitisse é que era de estranhar…

O sonho acabou

Assino por baixo do que disse o Deco quanto às queixas do Benfica sobre a arbitragem. Mesmo que o Benfica tivesse ganho em casa 1-0 por causa do penalty do Motta não chegaria para ganhar. Ontem o penalty foi marcado mas o Ronaldinho falhou. Logo, não teve influência no resultado. Agora, podem vir com os “ses” de que a 2º mão não seria assim “se” o Benfica tivesse ganho 1-0 na 1ª mão. Pois “se” o Barça tivesse marcado as oportunidades que teve no primeiro jogo, já o Benfica não ia fazer nada ao Camp Nou. O Barça jogou melhor nos dois jogos, não se viu Benfica ontem a noite e só um benfiquista insensato é que vem agora dizer que merecia passar a eliminatória. Ponham-se no vosso lugar: já tiveram muita muita muita sorte em eliminar o Liverpool, sim foi só sorte, não foi mérito. Tal como a primeira mão contra o Barcelona, tiveram sorte de não levar uns 8 ou 9. E se acham que a arbitragem foi má lembrem-se do que aconteceu nas últimas jornadas do campeonato português: é que o Barça foi minimamente ajudado, mas jogou para ganhar e golear nos 2 jogos, enquanto que o Benfica na nossa ligazinha não joga nada e ganha porque os árbitros assim o decidem.

sábado, abril 01, 2006

Normalidade... também!... e ao colo!

Ora aí está, mais uma vitória do benfas, mais 2 (e um terceiro discutível) penaltis não assinalados. Petit está num deles e a falta não é marcada. Bem, está tudo normal. É o colo a funcionar. E mais uma vez o Petit consegue manter o seu estatuto de intocável. Este fez lembrar o jogo contra o Rio Ave. É uma festa!

Normalidade...

O Sporting ganhou novamente esta noite. Mais um jogo sem sofrer golos, somam-se vitórias consecutivas, Liedson voltou a resolver. Só é pena ter de andar com estes periquitos à perna, que já deviam estar a uns 9 ou 10 pontos e que continuam a ganhar beneficiadíssimos pela arbitragem, e ninguém diz nada!